Skip to main content

GEMMeeting

Gaia – Espinho Medical Meeting

Vimos por este meio apresentar-vos o GEMMeeting – Gaia-Espinho Medical Meeting, encontro científico organizado por médicos internos de formação específica em Medicina Geral e Familiar pertencentes aos Agrupamenos de Centros de Saúde de Gaia e Espinho-Gaia.

A sua primeira edição realizar-se-á nos dias 15 e 16 de Setembro de 2016 e terá lugar no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE).

Estas jornadas terão como objetivo primordial a atualização de conhecimentos, formação de competências e discussão crítica de temas relevantes para a Medicina Geral e Familiar.

A Comissão organizadora

* Workshops com vagas limitadas ao espaço existente
Após efectivação da sua inscrição, saberá quais os workshop’s onde ficou inscrito, conforme a sua preferência e as vagas disponíveis no momento.

Data Limite de Inscrição: 11 de Setembro 2016

PROGRAMA CIENTÍFICO

WS 1 // ABORDAGEM DA DOR AGUDA

RitaMoutinho

Dr.ª Rita Moutinho
Anestesiologista e responsável pela Unidade de Dor Aguda no CHVNGE, pós-graduada em medicina da dor e acupuntura contemporânea

A dor é um sintoma que acompanha, de forma transversal, a generalidade das situações patológicas que requerem cuidados de saúde. O controlo eficaz da dor é um dever dos profissionais de saúde, um direito dos doentes que dela padecem e um passo fundamental para a efetiva humanização das unidades de saúde. Nesse sentido, em 2003, a Direção Geral da Saúde definiu a dor como 5º sinal vital.

Neste WS serão abordadas as noções básicas de dor: fisiopatologia, avaliação e tratamento multimodal; as técnicas de analgesia convencional e não convencional; os objetivos e organização das Unidades de Dor Aguda; e discutidos casos clínicos de dor aguda.

WS 2 // DISPOSITIVOS INALATÓRIOS

EuricoSilva

Dr. Eurico Silva
Médico de família na USF João Semana e coordenador do grupo de inalatorapia do GRESP

O uso de inaladores está associado a uma taxa elevada de erros os quais comprometem o sucesso terapêutico. O médico de família tem necessidade de conhecer e saber ensinar os diferentes inaladores aos utentes nas diferentes faixas etárias. Neste WS, os participantes irão conhecer, treinar, demonstrar e reconhecer erros de utilização para que, no final, fiquem habilitados e confiantes em rever a técnica inalatória junto dos seus utentes. A experiência do palestrante enquanto médico de família mas também enquanto coordenador do grupo de inalatorapia do Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da APMGF (GRESP) será uma mais-valia formativa e pedagógica para todos os participantes.

WS 3 // SAOS

ws3

Dr.ª Daniela Ferreira
Pneumologista e responsável pela Unidade de Sono do CHVNGE

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um distúrbio respiratório do sono com uma prevalência crescente na sociedade ocidental. Devido à sua elevada prevalência é considerado um importante problema de saúde, com sérias consequências, incluindo sonolência excessiva com aumento do risco de acidentes. Assim, este WS tem como objetivo principal alertar para esta patologia, permitindo uma intervenção precoce a nível dos CSP, bem como rever a sua abordagem terapêutica e o papel do médico de família no seguimento dos doentes sob ventiloterapia com pressão positiva contínua (CPAP/Auto-CPAP).

WS 4 // MENOPAUSA

Dr.ª Maria Filipa Malheiro
Interno de formação específica em ginecologia / obstetrícia CHSJ

Dr. Pedro Viana Pinto
Interno de formação específica em ginecologia / obstetrícia CHSJ

A menopausa é um marco importante na vida da mulher e, enquanto médicos de família, acompanhamos de perto esta fase. Porém, apesar de ser um tema frequente na consulta de medicina geral e familiar, é alvo de muitas questões por parte das utentes, mas também dos profissionais de saúde. Neste workshop pretende-se abordar questões do nosso dia-a-dia e as quais se relacionam com a abordagem diagnóstica e terapêutica da menopausa.

WS 5 // ORTOPEDIA INFANTIL !ESGOTADO!

JorgeSeabra

Dr. Jorge Seabra – Ortopedista infantil
Chefe de Serviço de Ortopedia

A saúde infantil e juvenil é uma área importante de atuação da medicina geral e familiar, tendo o médico de família um papel privilegiado na identificação de patologia osteoarticular da criança e adolescente. Apesar da prevalência de algumas patologias, surgem, com frequência, dúvidas diagnósticas e de orientação, nomeadamente na necessidade de referenciação a consulta hospitalar.

Este WS surge como resposta à diminuta oferta formativa nesta área e conta com a participação do Dr. Jorge Seabra, autor dos livros “Conceitos Básicos de Ortopedia Infantil” e “Ortopedia infantil – o fundamental”, o qual, com a sua experiência e sensibilidade, irá esclarecer as dúvidas dos participantes, através de uma apresentação simples e objetiva.

WS 6 // DESAFIOS NA HIPOCOAGULAÇÃO

EduardoVilela

Dr. Eduardo Vilela
Interno de formação específica em cardiologia no CHVNG/E e investigador no departamento de Medicina da FMUP

AnaFreixo

Dr.ª Ana Parente Freixo
Interna de formação específica em imuno-hemoterapia CHSJ

A fibrilhação auricular (FA) é a arritmia mais frequente na população geral. A sua prevalência aumenta com a idade, estando associada a um risco significativo de acidente vascular cerebral e eventos cardiovasculares adversos. A hipocoagulação oral assume um papel preponderante na abordagem desta patologia, sendo que ao longo dos últimos anos ocorreu uma marcada expansão das possibilidades terapêuticas neste contexto.

A presença de co-morbilidades, assim como particularidades de foro farmacocinético e farmacodinâmico de diferentes agentes, obrigam a um racional metódico para uma adequada escolha de opção hipocoagulante no contexto de FA. De igual modo, doentes mais idosos apresentam um risco acrescido de eventos trombóticos e hemorrágicos, pelo que é essencial um conhecimento fundamentado por forma a permitir a sua melhor abordagem.

O objetivo deste workshop prende-se com a avaliação da melhor abordagem da hipocoagulação oral no doente com FA, na presença de diferentes condicionantes. Encontra-se estruturado sob a forma de um caso clínico, por forma a permitir a aplicação prática de conceitos em cenários de mundo real, centrando-se nos desafios mais frequentes na prática clínica corrente. Neste serão abordadas indicações e contra-indicações de diferentes agentes, switching entre fármacos, necessidade de interrupção para diferentes procedimentos, assim como possíveis interações e eventos adversos (nomeadamente no decurso de outros processos patológicos como infeções ou traumatismos).

A presença de palestrantes das duas especialidades constituirá uma sinergia do ponto de vista pedagógico, ao integrar os aspetos clínicos com os laboratoriais.

WS 7 // TREINO PARENTAL

Dra.SaraMelo

Dr.ª Sara Melo
Médica de psiquiatria da infância e da adolescência no CHVNG/E

Enf.VeronicaAlves

Enf.ª Verónica Alves
Enfermeira de saúde mental e psiquiatria no CHVNG/E

Este WS terá como principal objetivo melhorar competências do médico de família relativas a questões colocadas frequentemente pelos pais, avós e outros cuidadores, na consulta de saúde infantil e juvenil. Pretende-se uma abordagem prática sobre educação/gestão de comportamentos, nomeadamente o que fazer perante uma birra, os “castigos”, como brincar com a criança, como a preparar para a chegada do(a) irmão/irmã mais novo(a), gestão de medos e anseios de filhos e pais.

Ambas as palestrantes dedicam a sua prática clínica hospitalar à 1ª Infância e, ainda, desempenham funções de líder do Programa Básico para Pais da série “Anos Incríveis”. Pelas suas competências tão específicas e pela sua experiência, irão esclarecer as principais dúvidas nesta área tão desafiante para todos.

WS 8 // ANTI-DEPRESSIVOS

Dr. Adrián Gramary
Diretor de serviço de neuropsiquiatria no Hospital do Senhor do Bonfim (Vila do Conde)

As síndromes depressivas representam um diagnóstico frequente ao nível dos cuidados de saúde primários sendo, a este nível, que a maioria dos quadros é abordado.

Além da grande variabilidade em termos de apresentação clínica, o elevado número de fármacos atualmente disponível faz com que a escolha individualizada de um antidepressivo seja por vezes um desafio.

Este WS tem como objetivo capacitar os participantes na escolha do tratamento antidepressivo que mais se adequa às características individuais de cada doente, facilitando a decisão médica caso a caso.

WS 9 // INSULINOTERAPIA

GustavoRocha

Dr. Gustavo Rocha
Endocrinologista no CHVNGE

A diabetes mellitus afeta mais de 1 milhão de portugueses e, dada a sua prevalência na consulta, a maioria dos médicos de família dominam esta temática. Este WS não pretende ser mais uma exposição exaustiva acerca deste assunto, pelo contrário, irá focar-se apenas no tratamento do doente insulinotratado. Assim, terá como objetivo esclarecer questões práticas e dia-a-dia: como iniciar e ajustar esquemas de insulinoterapia, que insulinas utilizar, como fazer vigilância de glicemias em ambulatório, entre outros.

WS 10 // VERTIGEM

ws10

As queixas de tontura são muito comuns entre a população que procura os cuidados de saúde primários.
As causas mais frequentes de tontura são as vertigens.
A história clínica normalmente permite o diagnóstico diferencial e os exames auxiliares servem para confirmação. Contudo, o maior desafio semiológico encontra-se na distinção entre as vertigens central e periférica.
O Serviço de Otorrinolaringologia do CHVNGE tem uma longa tradição na abordagem deste tipo de patologias e na organização de cursos para Médicos de Família. Este workshop vai-te ajudar a abordar o doente com tontura de uma forma simples e prática.”

WS 11 // PREPARAÇÃO PARA O EXAME PRÁTICO FINAL

ws11_1

Dr.ª Ângela Teixeira
Médica de família na USF Nova Via

ws11_2

Dr.ª Filomena Vidal
Médica de família na USF Arco do Prado)

ws11_3

Dr.ª Mónica Mozes
Médica de família na USF St. André de Canidelo)

ws11_4

Dr.ª Joana Almeida
Médica de família na UCSP São Roque

ws11_5

Dr.ª Marta Guedes
Médica de família na USF Paiva Douro

ww11_6

Dr.ª Cátia Matos
Médica de família na USF Aliança

Em qualquer fase do internato de MGF, o exame de conclusão da especialidade é um desafio ansiado e, ao mesmo tempo, temido. Com recentes alterações à sua tipologia, aplicadas pela primeira vez este ano, são várias as dúvidas dos internos.

Este WS inovador tentará responder às principais dificuldades existentes face à recente alteração do exame final, concretamente da componente prática, através da simulação de um possível exame prático. Será coordenado por orientadores de formação experientes mas também por colegas recém-especialistas, dualidade esta que tornará a palestra mais dinâmica e interessante para os participantes.

WS 12 // ANTIBIOTERAPIA !ESGOTADO!

AndreSilva

Dr. André Silva
Interno de formação específica em infecciologia no CHSJ

A correta e adequada prescrição de antimicrobianos é um dos pilares do combate às crescentes taxas de multirresistência nos isolados bacterianos em todo o mundo.

Se o médico de família é a pedra basilar da prestação de cuidados de saúde ao doente, desde o nascimento até à idade avançada, sobre ele assenta um número elevado de episódios de prescrição de antibióticos, sendo então mais importante ainda o seu correto manuseamento.

Neste workshop interativo serão revistos os princípios racionais para a correta prescrição empírica e dirigida de antibioterapia, os principais focos de infeção com que o médico de família tem que lidar no seu dia-a-dia, as limitações inerentes à prática extra-hospitalar, bem como a melhor forma de combater as resistências microbianas. A apresentação contará ainda com alguns casos clínicos exemplificativos que ajudarão a sistematizar os conteúdos.

WS 13 // NUTRIÇÃO

Dr. Tiago Corte Real
Nutricionista e interno de formação em MGF na USF Arco do Prado

Dr. Paulo Pereira
Nutricionista e interno de formação em MGF na USF Gaya

A alimentação saudável é uma forma racional de comer que assegura variedade, equilíbrio e quantidade justa de alimentos. Na consulta de medicina geral e familiar são solicitados, com grande frequência, esclarecimentos no âmbito da nutrição. Assim, é propósito deste WS abordar as técnicas de elaboração de planos alimentares, bem como a terapêutica nutricional de algumas patologias prevalentes.

01.Submissão de Resumos

Os resumos das comunicações orais e pósteres serão submetidos através de plataforma disponível no website para o efeito, não sendo aceites outra forma de submissão.

Deverão ser preenchidos todos os campos obrigatórios, tendo em atenção que o conteúdo do resumo não deverá ter a identificação de nenhum dos autores ou fazer alusão a qualquer outro dado que possa comprometer o anonimato.

data limite de envio de resumos terminará às 23 horas 59 minutos do dia 31 de agosto de 2016. A notificação dos autores será realizada após a avaliação de todos os resumos, previsivelmente até ao início do mês de setembro de 2016.

Cada resumo poderá conter até um máximo de 2500 caracteres, incluídos os espaços, respeitando o acordo ortográfico em vigor. O título do trabalho e os autores terão campo próprio para preenchimento.

Consoante a temática escolhida, os autores deverão respeitar a seguinte estrutura:

INVESTIGAÇÃO Introdução e objetivo (s), Metodologia, Resultados e Discussão.

REVISÃO DE TEMA  Introdução e objetivo (s), Metodologia, Resultados, Discussão.

RELATO DE CASO  Enquadramento, Descrição de Caso e Discussão.

MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE  Justificação, Objetivo (s), Métodos, Resultados (mínimo duas avaliações) e Discussão

A comissão científica reserva-se o direito de, durante a avaliação dos resumos submetidos, propor ao (s) autor (es) a alteração da modalidade previamente selecionada pelo (s) mesmo (s).

02.Regras para apresentação de Comunicações Livres

Comunicação oral

O autor deverá respeitar um tempo máximo de apresentação de 10 minutos, seguidos de 5 minutos para discussão. É da total responsabilidade do (s) autor (es) a garantia de viabilidade e transporte para o evento do dispositivo informático com o conteúdo do seu trabalho, devendo fazer-se apresentar com o mesmo 15 minutos antes do início da sessão de comunicações orais.

Comunicação em póster

As comunicações em póster deverão respeitar as seguintes regras:

  • Organização vertical
  • Dimensões: 120 x 90 cm
  • Distância mínima de leitura do seu conteúdo: 1,5 metros

Cabe aos autores o transporte e afixação dos respetivos trabalhos em formato papel até às 11 horas do dia 15 de setembro (primeiro dia do evento). Caso o horário não seja respeitado, o trabalho será automaticamente excluído da seleção para Prémio de melhor Comunicação em Póster.

03.Condições para apresentação de trabalhos

É condição obrigatória para a apresentação de comunicações livres a inscrição e presença de pelo menos um dos autores. A apresentação das mesmas deverá também ser realizada por um dos autores.

A originalidade, a precisão da pesquisa e dos resultados do trabalho final são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Ao inscrever o seu trabalho, o(s) autor(es) automaticamente cedem à comissão organizadora os direitos de edição e divulgação dos respetivos resumos para eventual publicação impressa ou digital.

Científica

Dr. José Luís Fernandes

Dr.ª Diana Lima Martins

Dr.ª Ângela Teixeira

Prof. Doutora Luciana Couto

Dr.ª Elvira Pinto

Dr. Pedro Araújo

Dr.ª Ana Paula Lemos

Dr. Martinho Almeida

Dr.ª Cândida Guedes

Dr.ª Conceição Silva

Dr. Fernando Ferreira

Prof. Doutor Luís Alves

Dr.ª Urbana Paulo

Dr. Rui Bártolo

Dr. Paulo Santos

Dr.ª Helena Beça

Dr.ª Isabel Ribeiro

Honra

Dr. Manuel Oliveira

Presidente GEMMeeting

Dr. Pinto Moreira

Câmara Municipal de Espinho

Dr. Eduardo Vítor Rodrigues

Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Dr. Pimenta Marinho

Presidente ARS Norte

Enfª Celeste Pinto

Diretora Executiva ACES Espinho/Gaia

Dr.ª Isabel Chaves e Castro

Diretora Executiva ACES Gaia

Dr. Miguel Guimarães

Ordem dos Médicos

Dr. Silva Henriques

Colégio de MGF

Dr.ª Maria da Luz

Coordenação das Direções de Internato

Dr. Pedro Moura Relvas

Direção Internato Santos Silva

Direção

Bruno Reis

USF St. André de Canidelo

Manuel Oliveira

USF S. Félix / Perosinho

Nuno Guerra

USF Camélias

Departamento Científico

Adriana Meneses

USF Nova Salus

Catarina Machado

USF Nova Salus

Filipa Duarte

USF Nova Via

Sara Martins

USF Espinho

Sílvia Castro Alves

USF Nova Salus

Departamento Logístico

Andreia Pinto

USF S. Miguel

Carolina Teixeira

USF Arco do Prado

Cátia Lírio

USF Camélias

Helena Moreno

USF Arco do Prado

Joana Relva

USF Canelas

Manuel Oliveira

USF S. Félix / Perosinho

Maria João Silva

USF Barão do Corvo

Maria Manuel Moreira

USF Espinho

Mariana Fonseca

USF Anta

Micaela Prata

USF Anta

Rita Maia

USF S. Miguel

Sara Anjo

USF Barão do Corvo

Sofia Vale

USF Nova Salus

Departamento Fundraising

Jorge Godinho

USF Canelas

Margarida Carvalho

USF Anta

Nuno Guerra

USF Camélias

Rute Marques

USF S. Miguel

Sofia Marçalo

USF S. Felix / Perosinho

Departamento Comunicação & Imagem

Bruno Reis

USF St. André de Canidelo

Hugo Ribeiro

USF Barão do Corvo

Sara Castro

USF S. Miguel

PATROCINADORES

PATROCINADORES CIENTÍFICOS

Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar

Facebook

Ligia Silva

(+351) 914 592 380

Jorge Pimentel

(+351) 914 592 380

Email

geral@lab52.pt